Nossa empresa respeita a privacidade daqueles com os quais se relaciona no âmbito de suas atividades empresariais, comprometendo-se a salvaguardá-la nos termos da legislação em vigor. Nossa Política de Privacidade descreve os tipos de informações que coletamos, o porquê e como as utilizamos, com quem as compartilhamos, bem com as escolhas que o respectivo titular dos dados (“titular”) pode fazer sobre o uso ou não de suas informações.
Também descrevemos as medidas que tomamos para proteger a segurança das informações e como o titular pode nos contatar sobre nossas práticas de privacidade. As práticas de privacidade podem variar entre os países em que nossa empresa opera para refletir os costumes e a legislação local. Os dados e a forma que coletamos e processamos as informações dependem de como o titular se relaciona com a gente e por quê.
Nossa Política de Privacidade distingue o tratamento disponibilizado aos dados coletados quando de eventuais treinamentos por nós aplicados, da aplicação de nossas pesquisas, bem como daqueles obtidos por intermédio de nossos sites e demais canais de coleta, tais como eventos, conferências, compromissos com clientes, ferramentas de pesquisa e avaliação, credenciamentos de locais de trabalho e atividades de desenvolvimento de negócios. Conforme esclarecido nos itens subsequentes, a forma de tratamento de seus dados vai depender da modalidade de sua relação com a nossa empresa.
A nossa empresa presta serviços de consultoria para avaliação e aprimoramento de ambiente de trabalho. Para tanto, poderá aplicar pesquisas mediante coleta de dados dos colaboradores de seus clientes.
Em nossas pesquisas não coletamos dados pessoais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados brasileira (“LGPD”), Lei 13.709/2018. Isto porque coletamos os dados do(a) colaborador(a) respondente de forma anonimizada, fazendo com que ele(a) não seja identificado(a) nem tampouco identificável em momento algum durante todo o processo de coleta e análise de dados. Ou seja, nem a nossa empresa nem terceiros, nem mesmo a empresa contratante, poderá identificar antes, durante ou após a pesquisa, quem respondeu aos questionamentos por nós apresentados.
Para tanto, o acesso dos colaboradores ao sistema de pesquisa é autenticado mediante uma chave de acesso, definida pelo controlador dos dados. De posse da chave acesso, o colaborador acessa o sistema de pesquisa, respondendo a perguntas padronizadas de nossa metodologia de pesquisa. Embora nossas pesquisas possam conter perguntas relativas a dados sensíveis, a resposta, além de opcional, não permitirá a identificação do colaborador respondente, na medida em que a chave de acesso a ele disponibilizada é composta por login e senha, formada por uma composição de números e letras, que não permitam sua identificação e, ao mesmo tempo, garantem-lhe acesso único e exclusivo.
As respostas geradas pelo colaborador não são encaminhadas à empresa contratante, que receberá tão-somente o relatório final. Eventuais comentários complementares incluídos pelos colaboradores poderão ser citados em artigos ou análises por nós disponibilizados, mas nunca serão associados ao nome do titular ou outras informações que permitam sua identificação.
Além disso, nossa empresa nunca entrega ao cliente o banco de dados com as respostas recebidas, somente relatórios estatísticos consolidados, sem qualquer identificação dos colaboradores respondentes, sendo que não serão apresentados resultados de avaliação em que menos de 5 colaboradores em um grupo demográfico da empresa.
As chaves de acesso disponibilizadas aos colaboradores respondentes são excluídas da base de dados em até 90 dias do encerramento da pesquisa.
Nossa empresa aplica esforços comercialmente razoáveis consistentes com os padrões da indústria e de acordo com os dados armazenados (estatísticos e anonimizados) para coletar, transmitir, armazenar, proteger e manter os dados obtidos por meio de suas pesquisas, nos termos da LGPD e demais legislação aplicável.
Em seus sites, poderão ser utilizados cookies, web beacons, pixel tags, arquivos de log ou outras tecnologias para coletar certas informações sobre visitantes e usuários para monitorar as interações com nossos e-mails, mensagens de texto e anúncios online. Por exemplo, podemos coletar automaticamente certas informações do titular, como o tipo de navegador e sistema operacional que por ele utilizado, o nome do seu provedor de serviços de Internet, endereço de protocolo da Internet (“IP”), versão do software, informações de geolocalização do curso e/ou o nome de domínio a partir do qual o titular acessou nossos sites. Além disso, podemos coletar informações sobre comportamento de navegação do titular, como a data e hora em que visita nossos sites ou sobre as áreas ou páginas por ele visitadas.
O titular pode definir as configurações do navegador da Internet ou do sistema operacional para parar de aceitar novos cookies, para receber aviso quando receber um novo cookie, para desativar os cookies existentes, para omitir imagens ou ajustar suas preferências de rastreamento. Observe-se, contudo, que a desativação se aplicará apenas ao navegador que o titular está utilizando quando opta por desativar os cookies de publicidade. Atente-se ainda que, sem cookies, o titular não poderá tirar o máximo proveito dos recursos de nossos sites. O titular deve verificar a guia “Ferramentas” ou “Ajuda” do navegador para saber como alterar seu cookie e outras preferências de rastreamento.
Nossa empresa também pode usar o Google Analytics e outros provedores de serviço para coletar informações sobre o comportamento do visitante e dados demográficos do titular visitante em nossos Serviços.
Nosso site pode hospedar vários blogs, fóruns, wikis e outros aplicativos ou serviços de mídia social que permitem que o titular compartilhe conteúdo com outros usuários (coletivamente, “Aplicativos de mídia social”).
Nosso site pode disponibilizar links, plug-ins ou login para outros sites e/ou plataformas de nossa parceiros, regidos por políticas próprias de privacidade de dados a serem previamente avaliadas e, se for o caso, aceitas pelo usuário.
Contudo, embora não nos responsabilizemos pelo tratamento dos dados fornecidos em sites e plataformas de terceiros, informamos que todos os nossos parceiros se comprometem a seguir políticas de privacidade compatíveis com a política por nós adotada.
Nossa empresa poderá captar dados pessoais em eventos, conferências, compromissos com clientes, ferramentas de pesquisa e avaliação, credenciamentos de locais de trabalho e atividades de desenvolvimento de negócios, sendo que tais poderão incluir nome, endereço, número de telefone, número de celular, endereço de e-mail, nome da empresa, cargo, setor da empresa e tamanho da empresa.
Tanto no que se refere às informações pessoais coletadas por intermédio de nossos sites como de nossos canais de coleta, nossa empresa as processa para os seguintes fins, podendo utilizá-las conforme a seguir:
A qualquer tempo, o titular terá o direito de nos questionar se estamos processando ou pretendemos processar informações pessoais do titular.
Caso estejamos processando ou pretendamos processar dados pessoais, então o titular poderá nos questionar:
O titular poderá solicitar acesso e cópia de seus dados pessoais, incluindo as respostas aos questionamentos acima, para disponibilização por nossa empresa dentro do prazo de até 15 dias, contados de seu requerimento. Nossa empresa somente não atenderá a seu requerimento diante de vedação legal ou ordem judicial em sentido contrário.
Nossa empresa toma os devidos cuidados para garantir que informações pessoais do titular sejam precisas e, quando necessário, mantidas atualizadas. Se for determinado que as informações pessoais do titular estão incorretas ou desatualizadas, tomaremos todas as medidas cabíveis para corrigi-las.
Para exercer qualquer um desses direitos, o titular deverá entrar em contato conosco conforme informado ao final desta Política de Privacidade.
Nossa empresa emprega salvaguardas técnicas, físicas, administrativas e organizacionais comercialmente razoáveis projetadas para proteger a confidencialidade, segurança e integridade dos dados pessoais por ela coletados, incluindo medidas contra destruição acidental ou ilegal ou perda acidental, alteração, divulgação ou acesso não autorizado, e contra todas as outras formas ilegais de processamento.
Além disso, exigimos contratualmente que todos os provedores de serviços que processam os dados pessoais por ela coletados implementem e mantenham salvaguardas técnicas, físicas, administrativas e organizacionais comercialmente razoáveis destinadas a proteger informações pessoais do titular.
Por fim, esclarecemos que nossa empresa não compartilha nem muito menos vende ou aluga os dados coletados com terceiros. No processo de pagamento por cartão de crédito, os dados do titular são inseridos diretamente na plataforma de gestão de pagamento online.
Nossa empresa, como afiliada de consultoria internacional, poderá transferir o armazenamento das informações pessoais que coletamos sobre o titular para outros países (incluindo os Estados Unidos da América) cujas leis de proteção de dados sejam diferentes da LGPD brasileira.
Contudo, quando e se transferirmos as informações do titular para outros países, protegeremos essas informações conforme descrito nesta Política de Privacidade ou conforme divulgado ao titular quando os dados são coletados (por exemplo, através de aviso de privacidade específico do programa), fornecendo as salvaguardas adequadas para a transferência internacional de informações pessoais.
Nossa empresa armazenará os dados pessoais coletados pelo período que considerar necessário ao devido cumprimento das finalidades que determinaram sua respectiva coleta.
Nossa empresa respeitará o prazo legal mínimo de armazenamento de informações dos(as) usuários(as), conforme disposto na Lei n. 12.965/2014.
Ao fornecer os dados coletados nos canais de coletas disponibilizados, o titular estará automaticamente consentindo com as regras e limites de utilização, proteção e segurança aqui estabelecidas, bem como com as demais disposições constantes da Presente Política de Privacidade.
O titular poderá cancelar seu consentimento para uso de seus dados pessoais mediante encaminhamento de e-mail no endereço de contato informado ao final da presente Política de Privacidade.
Nossa empresa cessará em até 48 horas úteis a utilização e tratamento de dados para atividades institucionais e promocionais caso o(a) titular cancele expressamente seu consentimento para tanto, contadas da confirmação do recebimento de tal solicitação
A responsabilidade pelo tratamento, armazenagem, manipulação e guarda dos dados pessoais é inteiramente de nossa empresa.
Nossa empresa mantém como encarregado de proteção de dados (Data Protection Officer – “DPO”) seu colaborador Marcelo Antonioli, assessorado por uma equipe multidisciplinar para garantir a conformidade de suas operações com a LGPD. O DPO se reporta diretamente à direção executiva da nossa empresa.
Nossa Política de Privacidade deverá ser regularmente atualizada sem prévio aviso, sendo que a partir então passaremos a processar as informações pessoais recebidas de acordo com os novos termos estabelecidos.